SUCESSÃO FAMILIAR

Sucessão Familiar

A tradição familiar de Okinawa é semelhante a hierarquia da família imperial japonesa, sendo que a sua sucessão se dá através de uma linhagem patrilinear, isto é de pai para filho.

A casa de uma família okinawana que tem um oratório – guansu,  passa a ser um santuário familiar, assim sendo toda cerimônia religiosa, é realizada nela com a presença de seus descendentes. No guansu o nome do falecido é perpetuo, e no interior dela, há o ihai - tablita de cor vermelha  que representa a alegria de receber os seus descendentes, e com o nome em  letras douradas que representa  o apreço das pessoas em relação ao falecido, ao longo de toda uma existência a qualquer momento, o seu descendente será bem recebido não importando a distancia do seu relacionamento, pois considera se que o espírito é eterno no conceito de familia.

A sequencia de transmissão do guansu, se dá através  do pai para o filho mais velho - chonan  obedecendo a uma linhagem consanguinea. No caso de Okinawa verificando a ausência de um descendente homem na família, jamais um genro poderá herdar o compromisso de cuidar do guansu dos ancestrais de sua esposa, assim sendo, uma família que não tenha filho homem entre os seus descendentes, o segundo filho de algum dos seus irmãos denominado yoshi  se tornará o herdeiro espiritual, pois sempre o primeiro filho tem  o compromisso com os pais.

Há casos especiais, de ações de transmissão, que são incorretas.

  1. Antonio o filho mais velho de umafamília que não tinha filho homem, e quem assume o é o seu sobrinho Alberto primogênito do seu irmãoPaulo, que já tem sob a sua responsabilidade o do seu pai Paulo, neste caso, ele cuidadas duas famílias (tio Antonio e o pai Paulo) é denominado

O correto será o segundo filho do Paulo, de nome Nelson herdar o guansu do tio Antonio e seus ancestrais, que é denominado yoshi, pois o filho primogênito do Paulo, que é o  Alberto continuará a linha de sucessão patrilinear.

 

  1. Existe um outro caso emque uma familia cuida do santuário de vários irmãos casados falecidos, nesse caso denominados

 

  1. Um genro que assume o santuário da família da esposa denomina-se.

 

O guansu na sua representação como espírito presente, enfatiza a eterna relação entre o passado, presente e o futuro, fazendo dela um ponto de referencia, através dos seus rituais, mantendo o seu papel como elemento de integração familiar e social, através do costume de agradecer e também é uma forma de canalizar o pensamento positivo, juntamente com este  comportamento a forma de se doar, o espírito de solidariedade e ajuda mutua, o conceito de cada individuo pertence a esta estrutura, dando consciência que não estamos só, nesse mundo mas, que cada um de nós fazemos parte de um conjunto material e espiritual Assim sendo no conceito okinawano, um descendente será considerado sempre um componente da ilha. Isto é um uchinanchu  - ichariba chode – se nos encontrarmos somos irmão.

Shinji Yonamine

Palestrante da cultura e tradições de Okinawa

e-mail: shinjiyonamine9@gmail.com