GOYA

8 de maio – Dia do Goyá

                                                                                                                                           okinawando.wordpress.com

                                                                                                                                                                      Texto  de Karina Satomi Matsumoto

                               

 

Lembrado pelo gosto amargo e pela aparência espinhosa, o melão-de-são-caetano, nigauri ou simplesmente goyá, para os okinawanos e seus descendentes, é o legume utilizado num dos mais famosos pratos da dieta de Okinawa – o “goyá champuru”.

De acordo com o site DEE-Okinawa, acredita-se que a palavra “goyá”, ou gooyaa (ゴーヤー) deriva do chinês “kuugua” (クーグア). “Gooyaa” é a palavra utilizada na ilha principal de Okinawa, sendo que em Miyako diz-se “goora” e em Ishigaki, “gooya”.

Em japonês, a palavra “goyá” pode ser representada pelos números 5 (“go”) e 8 (lido como “ya”, além de “hachi”). Como as datas são escritas da forma “mês/dia”, “5/8″ (maio/8) foi instituído como o “Dia do Goyá”.

Originário do Sudeste Asiatico, no século 14 o goyá chegou à China, e acredita-se que entre os séculos 16 e 17 tenha alcançado o Japão. Como o “Ryukyu Koku Yurai Ki”, escrito em 1713, faz referência ao “nigauri” (苦瓜), provavelmente chegou em Okinawa antes dessa data. Apesar de ser conhecido por nós (eu e você, que está lendo – provavelmente) como “típico de Okinawa”, o goyá deu a volta ao mundo e é encontrado em vários países, inclusive no Brasil.

Quem já comeu goyá champuru em Okinawa diz que “é mais gostoso porque é menos amargo que o do Brasil”. Será que a planta é diferente, ou é a receita? Não sei, mas vamos mostrar a variedade de goyás que existem no mundo (que também devem ter gostos diferentes) registrada pela equipe do DEE-Okinawa numa exposição de “Goyás do Mundo”, no Okinawa Prefectural Agricultural Research Center, em Itoman.

Fonte: http://www.dee-okinawa.com/topics/2011/06/world-goya.html

 

https://www.facebook.com/1530068797277007/photos/pcb.1602287390055147/1602288996721653/?type=1&theater

1/1