ACADÊMIAS & ESCOLAS

Ryukyu Koku Matsuri Daiko

Ryukyu Koku Matsuri Daiko literalmente significa “Tambores Festivos do Reino de Ryukyu” e foi fundado em Okinawa, província ao sul do Japão, em 1982. O grupo formou-se pela união de jovens okinawanos em torno do ideal de preservar e difundir a cultura e as tradições locais por meio de manifestações artísticas usando o eisā como referência em suas coreografias. O trabalho desenvolvido pelo grupo não se limita apenas às músicas tradicionais, incluindo, em suas apresentações, ritmos contemporâneos e variados.

https://www.youtube.com/watch?t=42&v=4GWWpIhcFqY

Ryukyu Koku Matsuri Daiko Brasil - Promocional

 

Atualmente, a matriz do grupo em Okinawa é reconhecida pelo governo devido ao trabalho de cunho social que desenvolve com seus jovens. Por meio de manifestações artísticas em que são mescladas danças e músicas tradicionais da ilha, as coreografias e ritmos contemporâneos fazem uma espécie de fusão do tradicional com o moderno e, dessa forma, aproxima e revela às novas gerações a riqueza e a beleza da sua própria cultura, conservando e revigorando o chamado “espírito uchinānchu”.

Ryukyu Koku Matsuri Daiko Brasil

A filial brasileira, fundada pelo sensei Naohide Urasaki desde 1998, também exerce o papel de sua matriz, levando aos nossos membros e àqueles que assistem às apresentações um pouco daquilo que todo uchinānchu tem: a alegria, o respeito aos mais velhos, a consciência de que tudo que temos hoje é graças àqueles que nos antecederam, a beleza de nossa cultura representada não apenas pelas roupas coloridas, músicas ou coreografias, mas pelo sentimento que tudo isso nos traz.

Filiais:

 

São Paulo

Campinas

Campo Grande (MS) 

Brasilia  (DF) 

Curitiba  (PR)

Londrina  (PR)

                                

Exterior

 

O Ryukyu Koku Matsuri Daiko possui hoje 10 filiais em Okinawa, 36 no restante do Japão e 10 filiais exteriores, que estão localizadas nos Estados Unidos (Los Angeles e Havaí), Brasil, Argentina, Peru, Bolívia e México.

 

Em Outubro de 2012, o grupo contava com cerca de 2500 membros, sendo o Brasil a filial mais populosa, com cerca de 600 membros.

 

http://matsuridaiko-brasil.com