CULINÁRIA JAPONESA

Culinária de Okinawa

                                                                                                             Shinji Yonamine

A culinária okinawana é vista muito mais como uma cozinha étnica, do que uma cozinha regional peculiar do Japão, pela sua característica no sabor, qualidade e volume.  É representada por dois tipos de cozinha, a da nobreza e a comum do povo.  

           

Há um ditado muito conhecido em Okinawa que diz: Nuti du Takara - " Não há tesouro mais precioso que a vida". Aliás em Okinawa existe a crença de que toda comida tem a virtude de uma medicina, da qual deriva o conceito chinês A Comida e a Medicina tem a mesma origem,  na língua de Okinawa a comida é referida como Nuchi Gusui "remédio da vida". Assim como a pimenta é chamada de Kore Gusui – Remédio da Longa Vida.

Um dos fatores da longevidade do povo okinawano, é o controle alimentar, eles seguem o conceito do  Wata Hachibu, que corresponde a 80% do volume alimentar nas refeições.

Diferente de outras províncias japonesas que são essencialmente budistas, Okinawa é a região onde se aceita a gordura animal, fazendo principalmente do porco a base da sua dieta alimentar. Eles apreciam  também, uma boa sopa de cabrito - Hija no Shiru e pratos a base de peixes, onde se aproveita tudo  da cabeça ao rabo – Mataki.

A cultura alimentícia de Okinawa se equilibra entre as culturas gastronômicas do Japão e da China, refletindo a preocupação por uma saúde e nutrição, daqueles que vivem em clima sub tropical e o uso eficiente de seus recursos naturais.

Nabera (língua de Okinawa) - Retima (nihongo)

No Japão ou no ocidente  tem por costume utiliza-la, depois dela madura, porque vira uma bucha, e serve como esponja para tomar banho. O interessante que na culinária de Okinawa, o naberá é usado ainda verde, onde se faz uma sopa deliciosa com misso ou conserva.

Foto: lilliverdi

 

Okinawa Sobá

Sooki Soba, sopa com costelinha de porco, massa de peixe, macarrão especial, omelete em tirinhas, cebolinha verde e gengibre.

Tofu


Este alimento é indispensável na culinária dos japoneses, é um espécie de queijo feito a base de soja, muito saudável e nutritivo, o tofu de Okinawa difere do tofu japonês, porque é mais consistente, é consumido em pratos variados, como o tofu champuru, frito, ou só com shoyu.

Sopa de Cabrito -  Hijá no Shiru

Sam Mai Niku – o toucinho de três camadas

Foto: ComidaReceitas

 

Subui é usado para fazer sopa.

Goya (lingua de Okinawa) -   Nigaori  (japonês) Melão São Caetano (português)

É usado em saladas, refogado com tofu (goya champuru), frito como bolinho.

Awamori é uma bebida destilada típica de Okinawa, feita de arroz, é servido com água e gelo. Quanto mais envelhecido, o  awamori é mais valorizado.

Foto: okistyle.com

 

 

Satá Andagui (satá quer dizer doce)  (andagui que dizer bolinho)

É um bolinho doce, semelhante ao nosso bolinho de chuva, só que a consistência da massa  é mais dura, há uma empresa aqui em São Paulo  - Ind. De Produtos Alimentícios Okinawa, que comercializa como Bolinho da Felicidade.

Tinsuku

Biscoito semelhante ao mantecal